Comandante

Ao ser nomeado ao cargo de Comandante do 59º BI Mtz, o TC Robério encontrava-se em missão no exterior como Instrutor da Escola Superior de Guerra do Exército Argentino, sediada em Buenos Aires/Argentina.
Incorporou às fileiras do Exército em 28 de Fevereiro de 1998, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas – SP.
Em 23 de novembro de 2002, foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), com sede em Resende-RJ, sendo classificado no 23º BC, em Fortaleza – CE.
Em 2009 realizou o Curso de Operações na Selva categoria B, no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), em Manaus – AM
Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2011 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro, em 2018 e 2019, ambas no Rio de Janeiro-RJ.
Em 2021, realizou o Curso Avançado de Inteligência para Oficiais, na Escola de Inteligência Militar do Exército em Brasília – DF.
Realizou no exterior, o Curso Internacional de Selva no Centro de Treinamento em Floresta Equatorial (Legião Estrangeira), na Guiana Francesa em 2013; o Curso Básico de Estado-Maior - Aperfeiçoamento de Oficiais na Escola das Armas na República Argentina, em 2015; e o Curso de Oficial de Estado-Maior na Escola Superior de Guerra na República Argentina, em 2023.
Comandou o 1º Pelotão Especial de Fronteira, sediado na cidade de Marechal Thaumaturgo e a 1ª e 2ª Companhia de Fuzileiros de Selva do 61º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Cruzeiro do Sul – Acre.
Desempenhou as Funções de Instrutor dos Cursos de Infantaria das Escolas de Aperfeiçoamento de Oficiais e de Sargentos das Armas.
Nos Anos de 2016 e 2017 foi Comandante da Companhia de Comando da 1ª Região Militar, Sediada no Palácio Duque de Caxias, Rio De Janeiro – RJ.
Como Oficial de Estado-Maior, exerceu as Funções de Oficial de Operações, Inteligência e Logística na 13ª Bda Inf Mtz, Sediada em Cuiabá – MT.
Integrou ainda em 2024 o Observatório dos Conflitos Armados do Editorial Universitário do Exército Argentino.
Foi Condecorado com a Medalha do Pacificador, Medalha Militar de Prata, Distintivo de Comando Prateado, Medalha de Serviço Amazônico com Passador de Prata, Medalha Marechal Osório – O Legendário, Medalha Corpo de Tropa – Bronze e Medalha do Mérito à Confraternidade Militar do Exército Argentino.
É casado com a Sra Gleyce Barbosa de Oliveira Lima e possui duas filhas: Clara e Maria Luiza.
Redes Sociais