Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > 59º BI Mtz comemora 100 anos de existência em Alagoas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

59º BI Mtz comemora 100 anos de existência em Alagoas

O 59º Batalhão de Infantaria Motorizado comemorou no dia 7 de novembro de 2017 a formatura alusiva aos 100 anos de existência do Exército no Estado de Alagoas.

  • Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 14h11
  • Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2017, 14h16

O 59º Batalhão de Infantaria Motorizado comemorou no dia 7 de novembro de 2017 a formatura alusiva aos 100 anos de existência do Exército no Estado de Alagoas.

A solenidade começou com a inauguração do Painel Caçador, onde a partir de agora, estão expostas duas espadas. A primeira que teve como dono o Gen Manoel Cândido Fernandes, o décimo segundo comandante do antigo 20º BC que comandou durante dos anos de 1941 a 1943, e a outra que pertencia ao Cel de Infantaria José Fernando de Maya Pedrosa antigo integrante do 20º BC e instrutor de História Militar há 21 anos do NPOR. Na bainha da primeira espada estão gravados os nomes de todos os antigos comandantes do Batalhão, desde 1917 até 2017 e recebeu o nome de “Espada Rosa da Fonseca” em homenagem a alagoana e Patrona da Família Militar. Já na segunda, estão os nomes dos primeiros colocados do NPOR desde sua criação em 1942, e recebeu o nome de “ Espada Dona Teíta” em homenagem a esposa e fiel companheira em todas as instruções ministradas pelo Cel Maya Pedrosa no NPOR ao longo desses 21 anos. Logo após, o Comandante do Batalhão, Coronel Nilton Diniz Rodrigues, conduziu o início da formatura, destacando a importância do 59º BI Mtz em Alagoas. “Estar vivendo o momento desses 100 anos, significa carregar sobre nossos ombros os feitos de uma unidade tradicional como o 59. Esse peso precisa representar o trabalho duro dos nossos caçadores em ações humanitárias, tais como nas enchentes de 2010 e mesmo em 2017, na distribuição de água ao semi-árido alagoano com a Operação Carro-Pipa ou nas inúmeras ações cívico sociais realizadas em todo nosso estado”, destacou o Coronel.

O Comandante Militar do Nordeste, General Artur Costa Moura, ressaltou que é o momento de lembrar o passado da unidade e verificar o que foi realizado em prol do Exército, do Estado e da Nação, e ainda destacou a importância do 59 no estado, “Este Batalhão é uma unidade de referência pelo esforço a exemplo da operação carro pipa, que é nossa mão amiga em Alagoas”.  Alguns dos Ex-Comandantes do Batalhão estiveram presente na cerimônia como o General Nilton, General David, Coronel Pinto Sampaio e Coronel Albérico. Concluindo o evento, todos os convidados estiveram no auditório e presenciaram a trajetória histórica do Batalhão registrada na exposição “100 Anos em 100 Fotos”.

Foto: Elzir Souza

registrado em:
Fim do conteúdo da página