Festejos em comemoração a Santo Inácio Loyola
No dia 1º de agosto, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59 BI Mtz) sediou a missa católica alusiva ao dia de Santo Inácio de Loyola.
No dia 1º de agosto, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59 BI Mtz) sediou a missa católica alusiva ao dia de Santo Inácio de Loyola, Padroeiro da Arma de Infantaria. Na oportunidade, o Padre Cícero Lenisvaldo presidiu a celebração eucarística na capela localizada do 59º BI Mtz.
A atividade contou com a participação dos militares e da família militar, bem como da comunidade católica de bairros vizinhos ao 59º BI Mtz.
O Santo Inácio de Loyola:
Inácio Lopes de Loyola nasceu em 1491, no Vale do Orola, pouco distante de Azpeitia, no Castelo de Loiola. Era o mais jovem de uma família de 13 filhos. Sua família era nobre da província de Guipuzcoa.
Ferido no cerco de Pamplona (1521), amadureceu na leitura da vida de Cristo a decisão de passar do serviço militar ao seguimento do Senhor. Fundou em Montmartre, Paris (1534), a Companhia de Jesus (Jesuítas) para a maior glória de Deus e o serviço da Igreja em obediência total ao sucessor de Pedro. Sua experiência espiritual está consignada nos “Exercícios Espirituais”, por ele compostos em Manresa (1523), os quais se tornaram um clássico guia para o itinerário espiritual. Promoveu a catequese e o apostolado missionário e teve entre seus discípulos São Francisco Xavier.
A Ordem Religiosa por ele criada tinha certa forma de inspiração militar, pois, segundo ele, constituía autêntica milícia à serviço de Cristo, a quem ele chamava de Capitão.
O próprio nome da Ordem Religiosa, ele o transportou, inspirado que fora na “Companhia de Infantaria”, que ele, como capitão, comandou, quando defendia Pamplona dos ataques franceses. Santo Inácio de Loyola faleceu em Roma, em 31 de julho de 1556.
Não apenas por ter sido, como capitão, “Comandante de uma Companhia de Infantaria” no cerco a Pamplona, pelos franceses, mas também pelo seu destemor, pela intrepidez, pelas refregas eletrizantes no combate, Santo Inácio de Loyola é bem o Padroeiro da Infantaria, a Arma dos esforços prolongados e dos supremos sacrifícios.
Redes Sociais