59º BI Mtz realiza apresentação da Bandeira Nacional
Na oportunidade, foi apresentado e explicado cada aspecto que compõe a Bandeira do Brasil; além da celebração do Dia Nacional da Caatinga
(Maceió/AL), Na manhã desta sexta-feira (30), o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) realizou a solenidade de apresentação da Bandeira Nacional, aos soldados incorporados em 2021.
A Bandeira Nacional foi conduzida pelo Aspirante a Oficial João Vieira, e durante a cerimônia, ocupou seu lugar, na frente da tropa, onde foi explicado cada aspecto que compõe o maior símbolo Pátrio de nossa nação.
Durante a solenidade, o Capitão PTTC Elizeu, Chefe da Seção de Inativos e Pensionistas (SIP), realizou o hasteamento da Bandeira Nacional.
Foi celebrado, também, o Dia do Nacional da Caatinga, que aconteceu no último dia 28 de abril. Na ocasião, a Capitão Médica Tatiana Petisco, realizou a Oração do Combatente de Caatinga, chamamento que enche de orgulho todos os militares capazes de combater nesse ambiente tão hostil e tão brasileiro.
Os Estágios de Adaptação à Caatinga (EAC) e o de Adaptação e Operações na Caatinga (EAOC) são realizados, anualmente, no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, sediado na cidade de Petrolina/PE.
Dia da Caatinga:
Na última quarta-feira (28) foi comemorado, em todo o Brasil o dia Nacional da Caatinga, Bioma único e genuinamente brasileiro. Ela apresenta um clima semiárido, com uma vegetação de poucas folhas, de estatura baixa e com bastante espinos e totalmente adaptada à escassez d’água.
Esse bioma é encontrado em áreas do Nordeste do Brasil, nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais. Toda essa área abrange cerca de 844 mil km2, ou seja, 11% do território brasileiro.
Original do tupi-guarani, Caatinga significa mata branca, referenciando as cores presentes no ambiente, no período de seca enfrentados durante boa parte do ano.
Fotos: 3º Sgt Leone Alves, Cb Silas e Sd Jobson.
Redes Sociais