Batalhão realiza medição de tanques de caminhões que participarão da Operação Carro-Pipa no início de 2022
No contexto da Operação Carro-Pipa (OCP), o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) realizou entre os dias 3 e 7 de janeiro vistorias nos tanques dos caminhões credenciados para entregar água no primeiro quadrimestre de 2022. As vistorias aconteceram nos mananciais localizados nas cidades alagoanas de Limoeiro de Anadia, Traipú, Pariconha e Pão de Açúcar.
Maceió (AL) – No contexto da Operação Carro-Pipa (OCP), o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) realizou entre os dias 3 e 7 de janeiro vistorias nos tanques dos caminhões credenciados para entregar água no primeiro quadrimestre de 2022. As vistorias aconteceram nos mananciais localizados nas cidades alagoanas de Limoeiro de Anadia, Traipú, Pariconha e Pão de Açúcar.
As atividades atendem o previsto no Edital nº 01/2021, do 59º BI Mtz, quando na oportunidade foi verificada a documentação dos motoristas, bem como dos mais de 190 veículos credenciados para entregar água potável na zona rural de municípios situados no Agreste e Sertão Alagoano. Em 2021, a OCP coordenada pelo 59º BI Mtz beneficiou, mensalmente, cerca de 155.000 pessoas.
A OCP é uma ação do Governo Federal, mantida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Exército Brasileiro. Tem por objetivo realizar o abastecimento de água potável para o consumo humano no Polígono da Seca Nordestina, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.
Os caminhões que prestam serviço para a OCP são monitorados via satélite, onde cada veículo leva onboard um rastreador do Sistema de Monitoramento da Logística de Entrega de Água por Carros-Pipa, mais conhecido como GPIPA. O equipamento funciona através do sistema GPS para verificar as rotas dos pipeiros, e pelo sistema global para comunicações móveis, enviando as informações com precisão da localização.
.
Redes Sociais