Batalhão conclui primeiro Estágio Básico do Combatente de Caatinga
A atividade é voltada para os Soldados incorporados no corrente ano. Concluíram com aproveitamento 121 militares que integravam o grupamento Alfa.
Maceió (AL) – Entre os dias 18 e 22 de abril, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) realizou, pela primeira vez em sua história, o Estágio Básico do Combatente de Caatinga (EBCC) 22/1, na Fazenda Patos, situada no Município de Piranhas/AL. A atividade é voltada para os Soldados incorporados no corrente ano. Concluíram com aproveitamento 121 militares que integravam o grupamento Alfa.
Na ocasião esteve presente, durante o estágio, o Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, com a finalidade de acompanhar algumas oficinas e estar presente na formatura de brevetação, que ocorreu na própria área da Fazenda.
Por questões logísticas e de segurança orgânica, o contingente foi dividido em duas partes: os Soldados do Efetivo Variável incorporados em 2022 compuseram o grupamento “alfa” e “bravo’. Este último embarca, rumo à Patos, no próximo domingo (24) e realizará o EBCC 22/2 de 25 à 29 de abril.
O EBCC tem como objetivo adaptar o militar a atuar no bioma Caatinga, que é genuinamente brasileiro, além de elevar o nível de operacionalidade do Batalhão e da 10ª Bda Inf Mtz, Grande Unidade que coordena as atividades do estágio e o 59º BI Mtz é subordinado.
O estágio tem duração de uma semana e nele o combatente recebe várias instruções, com o destaque para: características do ambiente de Caatinga, obtenção de água e fogo, orientação diurna e noturna e a sobrevivência. Ao término, os militares concludentes, são declarados novos Combatentes de Caatinga do Exército Brasileiro e terão todas as prerrogativas previstas, como numeração e manicaca.
Fotos: Sgt Leone Alves, Cb Silas e Sd Clécio
Redes Sociais