Batalhão conclui segundo turno do Estágio Básico do Combatente de Caatinga
Na oportunidade, 111 estagiários, do segundo turno concluíram, com aproveitamento, o EBCC 22/2
Maceió (AL) – No contexto do Estágio Básico do Combatente de Caatinga (EBCC) 22/2, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) realizou, entre os dias 25 e 29 de abril, um novo estágio com o grupamento Bravo. As atividades aconteceram na Fazenda Patos, situada no Município de Piranhas/AL.
Na oportunidade, 111 estagiários, do segundo turno concluíram, com aproveitamento, o EBCC 22/2 e o Soldado Josuel Antônio de Freitas Silva, da Companhia de Comando e Apoio (CCAp), foi o estagiário que mais se destacou entre seus pares, sendo merecedor de distinção. Ele se trajou com o uniforme operacional do Combatente de Caatinga, recebeu certificado de conclusão das mãos do Coronel Rodrigo de Almeida Paim, comandante do Batalhão, proferiu a oração do Combatente de Caatinga e plantou uma muda de Coroa de Frade próximo a área de cerimonial.
O EBCC tem como objetivo adaptar o militar a atuar no bioma Caatinga, que é genuinamente brasileiro, além de elevar o nível de operacionalidade do Batalhão e da 10ª Bda Inf Mtz, Grande Unidade que coordena as atividades do estágio e o 59º BI Mtz é subordinado.
O estágio tem duração de uma semana e nele o combatente recebe várias instruções, com o destaque para: características do ambiente de Caatinga, obtenção de água e fogo, orientação diurna e noturna e a sobrevivência. Ao término, os militares concludentes, são declarados novos Combatentes de Caatinga do Exército Brasileiro e terão todas as prerrogativas previstas, como numeração e manicaca.
Fotos: Cb Silas.
Redes Sociais