Equipes de fiscalização intensificam vistorias em caminhões-pipa nos mananciais credenciados
Ação tem por objetivo ratificar a liberação dos veículos para que possam rodar durante o quadrimestre.
Maceió (AL) - Desde o dia 2 de maio, equipes volantes da Operação Carro-Pipa (OCP) e militares do escritório de credenciamento, vinculados ao 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz), percorrem cidades do interior alagoano que possuem manancial de abastecimento, como Pão de Açúcar, Pariconha, Limoeiro de Anadia e Traipú, com o objetivo de fiscalizar as situações dos caminhões-pipa e de seus motoristas, como preconiza o Edital de convocação nº 01/2021.
As fiscalizações se dão por meio de checagem de documentação, capacidade volumétrica do tanque, observar se o tanque vistoriado é o mesmo que foi apresentado no momento do credenciamento e a situação do carro, como: pneus, lacres, pintura e a situação interna do tanque.
Os pipeiros que vão rodar no segundo quadrimestre, que compreende os meses de maio, junho, julho e agosto, ganharam o direito ao participarem e serem sorteados no segundo sorteio para o ano de 2022, realizado no Município de Major Izidoro. Ao todo, foram sorteados 192 lotes, em 37 municípios de Alagoas.
A Operação Carro-Pipa é uma ação do Governo Federal, mantida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em conjunto com o Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Em Alagoas, o 59º BI Mtz é quem está à frente. O objetivo da OCP é otimizar os recursos investidos que levam água ao Sertão e ao Semiárido Nordestino. Neste contexto, apenas no mês de abril, foram transportadas 5.764 (cinco mil, setecentos e sessenta e quatro) carradas de água potável, abastecendo 1.364 (mil e trezentos e sessenta e quatro) cisternas de uso coletivo, beneficiando 145.180 (cento e quarenta e cinco mil e cento e oitenta) habitantes da zona rural do Estado de Alagoas, atingidos pela estiagem.
Fotos: Cb Silas.
Redes Sociais